Ato
Juízes federais gaúchos paralisam atividades na quinta-feira
Ação da categoria busca maior valorização da carreira da magistratura e do Ministério Público
Após reunião com representantes dos juízes do trabalho, dos procuradores do trabalho e dos procuradores da República na tarde desta segunda-feira (12), a Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul (AJUFERGS) confirmou paralisação das atividades na próxima quinta com a adesão dos membros das respectivas categorias. A ação busca maior valorização da carreira da magistratura e do Ministério Público.
No mesmo dia será realizado um ato no auditório da Justiça do Trabalho, em Porto Alegre, às 13h30min. O presidente da Associação, Gerson Godinho da Costa, lembra que a ação não será uma greve, limitando-se ao dia 15. A Justiça Federal funcionará em regime de plantão. Serviços urgentes como a análise de habeas corpus e de demandas que envolvam risco de vida não serão afetados.
Direito previsto em lei pode ser limitado
Na próxima semana o Supremo Tribunal Federal (STF) pretende julgar uma ação que pode limitar o acesso ao auxílio-moradia, direito previsto na Lei Orgânica da Magistratura (Lei Complementar n. 35/1975) e que serve para repor a defasagem salarial da categoria.
Nos últimos dez anos, a defasagem no subsídio dos magistrados atingiu cerca de 40% se comparado à inflação do mesmo período. O cálculo é com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), dado que serve para medir a inflação oficial do país. Além disso, neste período, o salário mínimo teve aumento quase quatro vezes maior que o reajuste do subsídio dos magistrados.
A paralisação não busca de forma alguma intimidar os ministros da Suprema Corte em seu trabalho de julgar, mas sim demonstrar a insatisfação da categoria com a discriminação que a magistratura federal vem sofrendo, já que outras parcelas pagas a outras categorias do setor público não serão julgadas pelo STF.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário